Set
7
Sáb
Pelos Arrabaldes de Ferreira do Zêzere @ Quebrada do Meio, Chãos, Ferreira do Zêzere
Set 7@9:30_13:00
Pelos Arrabaldes de Ferreira do Zêzere @ Quebrada do Meio, Chãos, Ferreira do Zêzere

À semelhança do que a ZêzereTrek já tem feito no passado, esta é mais uma das nossas edições “Off Track”  que propomos para dar a conhecer recantos quase desconhecidos do Centro de Portugal, neste caso, a aldeia de Quebrada do Meio.
Esta localidade, erguida no Morro de São Simão, pertencente à Freguesia de Chãos, Ferreira do Zêzere, está inserida num espaço pertencente à Rede Natura 2000, a rede ecológica  que tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade.

A área que vamos descobrir integra-se no Sítio Sicó-Alvaiázere caracterizado pela elevada densidade de habitats associados ao substrato calcário. Inclui as maiores e mais bem conservadas áreas do país de carvalhal de carvalho-cerquinho e manchas notáveis de azinhais sobre calcários, em bom estado de conservação. Merecem destaque os habitas rupícolas, ricos em flora diversa, tais como os prados com comunidades de plantas suculentas e os arrelvados vivazes, com abundância de orquídeas. Tudo isto pode ser apreciado ao longo deste percurso de verdadeira descoberta.
De referir ainda a importância que tal aldeia teve no passado, destacando a presença romana na região, como comprovam os vestígios presentes no local.
São muitos os motivos pelos quais este território merece a vossa visita e, claro, melhor ainda na nossa companhia.

Programa:

9H30 – Concentração junto à Capela de Quebrada de Cima (GPS: Latitude: 39°44’45.86″N; Longitude: 8°25’31.52″W);
9H45 – Início da actividade, com paragem nos vários pontos de interesse;
13H00 – Final da Actividade;

O valor da actividade inclui o passeio pedestre, um pequeno lanche, seguros e acompanhamento com Guia.

Set
14
Sáb
Pelas Arribas do Tejo @ Belver, Portalegre
Set 14@9:30_15:30
Pelas Arribas do Tejo @ Belver, Portalegre

A ZêzereTrek propõe um percurso pelo património natural das Arribas do Tejo, num percurso que atravessa a Barragem de Belver, a centenária ponte férrea e a praia fluvial do Alamal.
Tal como o título da actividade menciona, este percurso desenvolve-se ao longo das arribas do rio Tejo, envolvendo as freguesias de Belver e Gavião. Os Participantes terão oportunidade de fazer duas travessias pelo rio: uma na barragem de Belver e outra na centenária ponte férrea. Ao longo do trilho destacam-se as vistas panorâmicas sobre o castelo de Belver, as águas negras do rio, a famosa Anta do Penedo Gordo e as fadagosas do Gavião. Outro dos pontos de interesse é a praia fluvial do Alamal, assim como um extenso passadiço em madeira que permite percorrer as suas margens até Belver.  O passeio terminará com um delicioso almoço.

Programa:
9H30 – Concentração junto à Igreja matriz de Belver(GPS: Latitude: 39°29’39.85″N; Longitude: 7°57’31.46″W);
9H45 – Início da actividade, com paragem nos vários pontos de interesse;
13H30 – Almoço

Final da Actividade

O valor da actgividade inclui passeio pedestre, um pequeno lanche durante a actividade, seguros, acompanhamento com Guia e almoço.

Set
21
Sáb
Passeio pedestre e travessia fluvial em Dornes @ Dornes, Ferreira do Zêzere
Set 21@9:30_15:30
Passeio pedestre e travessia fluvial em Dornes @ Dornes, Ferreira do Zêzere

Dia 21 de Setembro, propomos um percurso pedestre pelo antigo trilho conhecido como “Dornes Verde”, que deu origem ao actual PR1 – A Vigia do Zêzere, na emblemática Vila de Dornes, no Concelho de Ferreira do Zêzere.
Com início na localidade de Dornes atrás mencionada, o passeio tem diversos atrativos, entre os quais se destacam as diferentes paisagens que se vão poder vislumbrar, assim como curiosidades botânicas locais.
O percurso da manhã terminará com um almoço servido num dos mais conhecidos restaurantes locais, na localidade de Vale Serrão. Após o almoço, os participantes terão a oportunidade de apreciar a visão desta paisagem desde a barragem de Castelo de Bode, no barco que os levará especialmente de Vale Serrão até Dornes.

Programa:
9H30 – Início do passeio. Concentração junto à Igreja de Nossa Senhora do Pranto (GPS: Latitude: 39°46’17.95″N; Longitude: 8°16’9.78″W);
13H00 – Almoço;
14H30 – Passeio de barco;
15H30 – Final da actividade.

O valor da actividade é 35 euros por pessoa, incluindo acompanhamento com Guia, almoço, passeio de barco e seguro.

Set
28
Sáb
Pelos Azereiros do Zêzere @ Quintã, Sertã
Set 28@9:00_13:00
Pelos Azereiros do Zêzere @ Quintã, Sertã

ZêzereTrek quer dar a conhecer aos Participantes desta actividade, o motivo pelo qual o Rio Zêzere é assim chamado, assim como dar a conhecer mais uns locais de interesse neste território do Interior.
Este percurso surpreende pela riqueza da flora que vamos encontrando, podendo mesmo encontrar-se espécies que são verdadeiras testemunhas de outras eras.
A água é também um elemento constante, ora presente em pequenos ribeiros que correm por curiosas formações geológicas ora descansando tranquilamente na albufeira de Castelo de Bode.
Haverá ainda oportunidade de descobrir o encanto de aldeias ribeirinhas como a de Moinhos da Ribeira.
Para retemperar forças a ZêzereTrek oferece um pequeno lanche matinal com produtos regionais.
O percurso, circular, tem um grau de dificuldade fácil e duração prevista de 4 horas.

O ponto de encontro será junto à antiga Escola Primária da Quintã (GPS :Latitude: 39° 47′ 25.44″ N; Longitude.: 8° 11′ 55.356″ W)

Programa:
9H00 – Início do passeio;
13H00 – Final do passeio.

O valor da actividade  inclui acompanhamento com Guia, lanche a meio da manhã com produtos regionais e seguros.